sexta-feira, 26 de agosto de 2016

"Vais ficar para tia!"

É uma frase que ouço bastante nos últimos meses, à qual respondo: "acho que não, o meu irmão não tem filhos"!

Tenho 30 anos e estou solteira.
Isso, na cabeça de algumas pessoas, é terrível. 
Mulheres de 30 anos solteiras são encalhadas, vão ficar para tias.
Ora, isto revela muito mais sobre as pessoas que pensam desta forma, do que sobre mim.

A verdade é que é bom gostar de alguém, é bom ter um relacionamento feliz e um companheiro que nos acrescente. Também é verdade que sou pirosa e que sempre sonhei com o meu casamento.

Mas, as circunstâncias da vida e as pessoas com as quais me cruzei, ditaram que aos 30 anos estaria solteira. 
Também ditaram que estaria muito mais resolvida e independente do que aos 25, quando até tinha namorado.

Também fizeram com que me sentisse cada vez melhor comigo mesma e com mais vontade de viver, de conhecer, de explorar, de sentir.

As circunstâncias da vida também me ensinaram que não vivo de quases, que não quero pessoas que gostem mais ou menos de mim, ou que até não saibam o que querem. 

Todos temos momentos felizes, outros nem tanto, com ou sem companheiro, com ou sem namorado, com ou sem marido.

Se ficar para tia significa ser independente, feliz, bem resolvida, com um trabalho que me realize, com uma família que adoro, com bons amigos, com possibilidade de ir de férias ou de fim de semana, de viajar. 
Se ficar para tia significa estar com os meus amigos sempre que quero, ir ao cinema quando tiver vontade, dançar até o sol nascer, beber um, dois, ou três mojitos sem ter de justificar a quem quer que seja. 
Sim, vou realmente ficar para tia! Espero ficar para tia o resto da minha vida.

Entretanto, se aparecer alguém com quem me identifique, quem me acrescente e que saiba aquilo que quer, talvez deixe o vosso conceito de "encalhada" ou "ficar para tia". Desde que valha a pena.



4 comentários:

  1. Já passei por aí por isso imagina que o ouço talvez mais que tu. Mas são essas mesmas pessoas que não me acrescentam. Só porque normalmente quem o dize por achar que não é normal e que ninguém pode ser feliz assim. Ora por circunstâncias da vida também me ditou agora estar solteira. Mas poderia estar com alguém... mas na verdade eu quero ser feliz apenas com alguém que seja mesmo,não o estar, só para não estar sozinha. Se é que me entendes... E sim dizia o mesmo até o meu irmão não ter filhos, agora já tem e a resposta mudou um pouco "e sou tia com muito orgulho"! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo isso. A estar com alguém que não seja nunca só para não estarmos sozinhas!

      Eliminar
  2. Só para dizer o seguinte:
    Quando tinha 28 anos, dizia (para colapso total da minha mãe): Se até aos 30 não tiver namorado, saio uma noite desvairada e faço-me um filho... Aos 30 não tinha namorado, pelo que fui reformulando a frase para os 35 anos... À frente, aos 33 casei e tive uma filha... e aos 37 tive outra... e aos 39 sou feliz!!! A vida dá muitas voltas e reviravoltas mas o importante é não nos perdermos de nós próprias! Beijinho e caminhada feliz!
    http://meialaranjainteira.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar